projetos

PROJETOS DESENVOLVIDOS

Nos mais de 29 anos de história da empresa, são vários os projetos que integram o seu portfólio.

  • Enterprising seeds, DG EMPLOYMENT AND SOCIAL AFFAIRS, 2002-2003. Promovido por IMFOF (Palma de Maiorca) em parceria com Euclides (Bélgica), Garapen (Espanha), Bic–Toscana (Itália), Maire de la Ville Stains (França), SPA Consultoria (Portugal).

 

  • Projeto GLOCAL – Empresas locais com orientação global, fase 1 do programa EQUAL, 2001 a 2006 ( ação 1 – diagnóstico e montagem de parcerias, ação 2 – desenvolvimento e experimentação, ação 3 – disseminação). Parceria de Desenvolvimento: SPA Consultoria ( líder da parceria), NERVIR – Associação Empresarial, Cooperativa Cultural Voz do Marão, Alto Fuste e UTAD. Parceiro estratégico de disseminação: Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local (103 candidatos a empreendedores, 27 empreendedores apoiados em Plano de Negócios, 18 empreendedores com empresas criadas ou em criação).

 

  • Projeto GLOCAL – empreendedorismo, sustentabilidade e inclusão social, fase 2 do programa EQUAL, 2004 a 2009 ( ação 1 – diagnóstico e montagem de parcerias, ação 2 – desenvolvimento e experimentação, ação 3 – disseminação). Parceria de Desenvolvimento: SPA Consultoria (líder da parceria), NERVIR – Associação Empresarial, Cooperativa Cultural Voz do Marão, Alto Fuste e UTAD. Parceiros estratégicos de disseminação: Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local, IAPMEI e ADRIMAG (160 empreendedores inscritos, 27 empresas criadas, 10 empresas em processo de criação)

 

  • R4E – Recursos para o empreendedorismo, 2008-2009. Projeto de disseminação das metodologias EQUAL resultantes da rede temática dos projetos de empreendedorismo. Parceria de Desenvolvimento: ADTR (líder da parceria), Alto Fuste, ADCMoura, ADMEstrela, ADRIMAG, ADREPES, ADRUSE, ADTR, Associação In Loco, ESCE/IPS, Município de Alvito, Município de Sesimbra, Parkurbis, SPA Consultoria, Universidade de Aveiro.

 

  • Programa de empreendedorismo local por incorporação das metodologias Glocal (2010/2011). Parceria IAPMEI e SPA. 5 Ações de capacitação de técnicos para incorporação das metodologias (Minho-Lima, Médio-tejo, Cávado, Beira Interior Sul + Pinhal Interior Sul; Oeste), envolvendo as respetivas CIMs, ADLs do território abrangido e outras entidades com impacto no desenvolvimento local.

 

  • Premio EDP Empreendedor Sustentável Sabor (3 edições de 2010 a 2013). Parceria EDP, SPA, Municípios de Alfandega da Fé, Miranda do Douro, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo (369 empreendedores inscritos, 108 Planos de negócio elaborados, 94 empresas criadas ou em processo de criação)

 

  • Prémio EDP Empreendedor Sustentável Tua 2012. Parceria EDP, SPA, Municípios de Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor (157 empreendedores inscritos, 60 planos de negócio elaborados, 35 empresas criadas ou em processo de criação)

 

  • Criação da Plataforma GOTOBUSINESS – online training center para empreendedores (2011-2014). Propriedade e gestão da SPA Consultoria. A maneira mais fácil, rápida e barata de aprender a empreender, Formação e consultoria on-line. Pode ser utilizada em sistema e-learning ou b-learning. (cerca de 150 utilizadores)

 

  • Assistência técnica aos empreendedores bolseiros do Passaporte para o Empreendedorismo (2015): Validação do modelo de negócio, apoio à elaboração do Plano de negócios, estudos de mercado e plano de marketing, montagem da operação de financiamento, identificação de financiadores/investidores e intermediação inicial, identificação de parceiros de negócio e stakeholders e intermediação inicial. Promovido pelo IAPMEI e desenvolvido em consórcio com Competinov, Quartenaire, Minha Terra e ADLs. 31 empreendedores.

 

  • Serviços de apoio a empresas e formação no âmbito do Projeto “Laces Laboratórios de Apoio à Criação de Emprego e Empresas de Economia Social”, promovido pela UTAD em parceria com outras entidades do Norte de Portugal e Galizaa, no âmbito do programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP), 2019 a 2020

Em 2005 a SPA realizou, a pedido do IAPMEI, a avaliação do projeto nacional Benchmark Index com um relatório final sobre a pertinência desta ferramenta na realidade empresarial Portuguesa. Em 2005 realizámos o projeto “Benchmarking na construção e na viticultura”, a pedido da NERVIR, que se centrou na realização de 25 exercícios de benchmarking a empresas destes sectores no distrito de Vila Real.

 

Desde aí, esta ferramenta incorporou o portefólio de serviços da SPA prestado de forma autónoma ou completar aos serviços de “Projetos de Investimento e candidaturas a programas de apoio comunitário”, “Diagnósticos e planos estratégicos de desenvolvimento” e “Planos de Negócios e Montagem das Operações de Financiamento”.

 

Em 2007, o IAPMEI iniciou o programa FINCRESCE focalizado na melhoria do desempenho de PME líderes. Neste programa, existe uma forte recomendação para a realização de exercícios de Benchmarking bem como condições especiais para o acesso a este serviço para o qual a SPA foi selecionada como parceiro Fincresce.

Em 1998 a SPA foi responsável por uma formação Outdoor com mais de 120 técnicos da AIP Portuense.
Em 2016 desenvolveu e elaborou o módulo II “A Empresa”  do Referencial de Formação Financeira  promovido pelo IAPMEI/Turismo de Portugal, tendo sido responsável ainda pela formação de formadores neste módulo.

Além da participação em vários estudos de carácter regional e sectorial promovidos por entidades regionais, a SPA promoveu também estudos especiais como sejam “A desertificação em Trás-os-Montes e Alto Douro” (1999) e “ Cidadania Empresarial” (2003).

No ano 2000, foram realizados os estudos, “Estudo do ordenamento, planeamento e Gestão dos parques empresariais do distrito de Vila Real” e “Estudo comparativo da competitividade industrial do distrito de Vila Real e a província de Orense”, o primeiro realizado em parceria com a EURISKO e ambos a pedido da NERVIR.

Em 2002 foram realizados mais dois estudos de carácter sectorial: “Observatório das Dinâmicas empresariais do Distrito de Vila Real” Centrado especialmente nos sectores da construção civil e vitivinícola e “Análise da Evolução da Tecnologia e dos Sistemas de Informação das Empresas da Fileira das Rochas Ornamentais “, este último em parceria com a CEVALOR, ambos a pedido da NERVIR.

Em 2004 foi realizada a Avaliação Final do Programa “BENCHMARKING E BOAS PRÁTICAS” promovido pelo IAPMEI e em 2005 o estudo “Benchmarking na construção e na viticultura”, a pedido da NERVIR, que se centrou na realização de 25 exercícios de benchmarking a empresas destes sectores no distrito de Vila Real.

SPA participou no projeto E-NESPH (2004), co-financiado pelo programa E-TEN, tendo sido responsável pelo estudo de mercado e de viabilidade económica e financeira da implementação em Portugal do conceito BRS (Besoins Rapides en Services) que se pode traduzir como “ Resposta Rápida a Necessidades Imediatas” focalizado em serviços específicos para pessoas de idade avançada.

SPA foi responsável pela avaliação do projeto GLOCAL e participou na Rede Temática EQUAL para o Desenvolvimento Local e o Empreendedorismo colaborando na publicação “Empreender por Novos Caminhos”, EQUAL (2005). Participou ainda na comunidade de prática “Disseminar” na qual foi elaborado o “Referencial de apoio à disseminação de inovação social”, EQUAL (2007).

Concebeu e é responsável pela gestão da rede de cooperação inter-organizacional “SIM na Minha Terra” bem como pelo sistema de garantia da qualidade dos serviços de suporte ao empreendedor no âmbito do SIM – Sistema de Microcrédito. Neste âmbito foram efetuadas ações de capacitação de animadores locais de iniciativas locais e de tutores/formadores em formação-ação de suporte ao empreendedor englobando várias ADLs.

 “Avaliação Ex-Ante dos Instrumentos Financeiros a inovação e empreendedorismo social, para o microempreendedorismo e criação do próprio emprego, enquadrados nos programas operacionais regionais, e para os empréstimos a estudantes do ensino superior enquadrados no programa operacional do capital humano do Portugal 2020”, 2015, AD&C – Agência para o desenvolvimento e Inclusão, IP (em parceria com a Quartenaire Portugal)

  • “Innovative Approaches to the Management of Change – Silver Economy” candidatura Artigo 6 DG EMPLOYMENT, SOCIAL AFFAIRS AND EQUAL OPPORTUNITIES ( rede ETNA, 2003)
  • “AGROTURIS SEC XXI– Agricultura, Ambiente e Turismo”  (AETUR/FATA, 2005)
  • “Qualificação dos serviços na área da “luta contra a discriminação social e laboral” candidatura PROGRESS ( parceria com Mancomunitat Ribera Alta – Valencia, 2007)
  • “Red de Centros de Iniciativas Empresariales para promover la creación y consolidación de microempresas en Ecuador y El Salvador” candidatura URBAL – AL III ( parceria com Mancomunitat Ribera Alta – Valencia, 2008)
  • “Programa de Empreendedorismo e Incubação, AAE Ul-Loureiro” (CM Oliveira de Azeméis, 2010)
  • “你好 (nǐ hǎo) concurso de empreendedorismo do Douro para a China” (DouroLife, 2010)
  • “Programa de empreendedorismo e empreendedorismo inclusivo dos Bairros de Chelas” ( Viver Marvila 2011)
  • “Conceção e programa do Ecomuseu de Santa Eugénia – Aldeia com Vida”; ( Junta deFreguesia de Santa Eugénia – Alijó, 2011/2012)
  • “Plano de ação para a promoção do empreendedorismo no Alto Tâmega 2014-2020”, (Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega – CIM AT; 2014)
  • Projeto de Valorização Turística de Santa Eugénia, 2017, Junta de Freguesia de Santa Eugénia, Alijó
  • Projeto de Valorização Turística do Amieiro, 2017, Associação Cultural e Social do Amieiro, Alijó
  • Projeto de Valorização Turística de Castro Vicente, 2018, Junta de Freguesia de Castro Vicente, Mogadouro
  • Conceção do projeto “Miradouros 4.0 Alijó discovery” e candidatura à linha de Valorização do turismo no interior, 2018, Camara Municipal de Alijó
  • Conceção do projeto, modelo de funcionamento e master plan do “Tourism Business Center”, 2018, Câmara Municipal de Alijó
  • Conceção e master plan “Holodeck da Pala Pinta”, 2018, Junta de Freguesia de Carlão (Alijó)
  • Projeto ciclovia/ecovia Campo Meão e candidatura Norte2020 – Mobilidade sustentável, 2019, Câmara Municipal de Alijó
  • Conceção do projeto, modelo de funcionamento e master plan do “Centro Interpretativo do Azeite DOP Douro” e candidatura PROVERE – projetos ancora, 2019, Câmara Municipal de Alijó
  • Projeto “AliNatur – Natureza e turismo em Alijó” e candidatura Norte2020 – Património Natural, 2019, Câmara Municipal de Alijó
  • Projeto “Luta contra o Granizo” e candidatura EEA Grants – alterações climáticas, 2020, Camara Municipal de Alijó em Parceria com Câmara Municipal de Sabrosa e ProDouro – Associação de Produtores de Vinho do Douro.

Newsletter

Esteja informado — receba as nossas notícias mais recentes.